O tradicional é um bacalhau do lombo, assado, de preferência nas brasas, com batatas a murro e cebolas também assadas inteiras. Tudo regado com bom azeite e acompanhado por grelos cozidos.
INGREDIENTES
4 postas bacalhau demolhado
1 kg batatas pequenas
1 dl azeite extra virgem
0.50 kg cebolas pequenas
5 dentes alho
q.b. sal grosso
q.b. pimenta
q.b. vinagre
MODO DE PROCEDER TARDICIONAL
- Lavar muito bem as batatas, colocá-las num tabuleiro salpicadas de sal grosso e levá-las a assar no forno, de 25 a 30 minutos, a 200º C. Assar as cebolas com casca, noutro recipiente.
- Assar o bacalhau nas brasas. Pode também utilizar-se um grelhador ou o forno. Dar uma pancada às batatas e descascar as cebolas.
- Numa travessa colocar o bacalhau no centro; batatas e cebolas à volta; espalhar por cima o alho cortado às rodelas, vinagre, sal fino e pimenta. Regar com azeite e servir quente.
AVALIAÇÃO: Levei as batatas cruas directamente ao forno a 200ºC e levaram mais tempo a assar do que os 30 minutos referidos. De uma próxima vez, dar-lhes-ei uma fervura prévia. Concluindo, as batatas acabaram por ficar boas mas levaram mais de meia hora para assar.
NOTA: Em vez dos tradicionais grelos acompanhei com brócolos cozidos que também ligaram bem. E, além disso, utilizei o forno para assar o bacalhau em vez das brasas.
Inspirado em receita tirada da "NET"
Inspirado em receita tirada da "NET"
VARIANTE
Em vez das batatas a murro, fi-las cortadinhas em cubos e com coentros para além de serem regadas com um fio de azeite. Só que mesmo assim levaram mais de 30 minutos a assar a 200ºC.
Sem comentários:
Enviar um comentário