UMA COZINHA DE IMPROVISO OU INSPIRADA ATÉ MESMO NA NET...

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

BIFE DE LOMBO SIMPLES COM ARROZ BRANCO





O segredo está na carne... e em não se passar demasiado, apesar de se "selar" bem os bifes por fora com lume forte. Uma refeição rápida que agrada sempre a todos.


 O ARROZ  


INGREDIENTES

. 1 medida de arroz
. 2 medidas e meia de água
. 2 dentes de alho
. Sal grosso q.b.
. Azeite extra virgem
. 1 cubo de caldo de frango
. Coentros picados congelados q.b.

MODO DE PROCEDER

. Num tacho deitar um fio de azeite juntamente com o alho picado e deixar alourar um pouco.

. Depois de lavado o arroz, deitá-lo escorrido para dentro do tacho e deixar fritar um pouco mexendo sempre com o auxílio de uma espátula para não queimar nem agarrar ao fundo.

. Acrescentar ao arroz 2 medidas e meia de água, o cubo do caldo de galinha, o sal e os coentros picados.

. Ir mexendo pontualmente o arroz para não deixar pegar no fundo.

. Deixar cozinhar até que a água se tenha evaporado ficando o arroz ligeiramente húmido sem agarrar no fundo (se possível...).


 O BIFE DE LOMBO  



Os bifes eram altos e tenros. Como fazê-los na frigideira, aproveitando ao máximo as suas características?!... Temperei-os um tempo antes de os cozinhar. Selei-os com a ajuda de dois garfos. E, num instante ficaram prontos.


INGREDIENTES


. Bifes de lombo
. Sal para tempero de carnes q.b.
. Pimenta branca q.b.
. 1 limão
. Manteiga de alho e coentros



MODO DE PROCEDER



. Antes de cozinhar os bifes temperar com o sal, a pimenta branca moída, o sumo do limão e deixar marinar por um tempo. De preferência umas horas, para que a carne tome o gosto e fique ainda mais macia.

. Em lume forte e numa frigideira antiaderente, colocar os bifes separados e ir "grelhando-os" na frigideira dos vários lados, dada a espessura da carne. Selar bem a carne de todos os lados, mas não deixar que fique demasiado passada para que mantenha todo o sabor e a sua textura suave.

. Quando todos os bifes estiverem bem tostados por fora, retirá-los para os pratos e, ainda em quente, pegar numa nozinha de manteiga de alho e coentros e passar por cima de cada bife deixando que esta se derreta um pouco.

. Servir de imediato.






AVALIAÇÃO: O arroz ficou bem cozido e solto mas com um sabor forte ao caldo de galinha. Talvez devesse ter levado apenas metade de um cubinho.


AVALIAÇÃO: Os bifes ficaram deliciosos. Tenros, bem tostados por fora e macios por dentro. A manteiga derretida por cima de cada bife formou o molho suficiente para acompanhar os bifes de uma forma saudável.






Sem comentários:

Enviar um comentário