UMA COZINHA DE IMPROVISO OU INSPIRADA ATÉ MESMO NA NET...

domingo, 18 de setembro de 2016

BATATAS ASSADAS NO FORNO À MODA DA MINHA MÃE




Todos nos deliciámos com estas batatinhas... O principal segredo está em cozer as batatas por pouco tempo antes de as pôr a assar. As batatas seriam boas, mas este pequeno truque ajuda e muito...



INGREDIENTES

. Batatas para assar pequenas / médias
. 1 cebola média / grande
. Pimento vemelho e/ou verde
. 2 dentes de alho
. Sal q.b.
. Azeite q.b.
. Chouriço de carne


MODO DE PROCEDER



. Pôr água a ferver num tacho com um fio de azeite, sal, os dentes de alho cortados e umas rodelas de chouriço. Depois de estar a ferver, deitar nessa água as batatas cortadas em metades, ou em quartos consoante o tamanho, e deixar cozinhar durante 10 a 12 minutos.

. Numa assadeira, fazer uma cama com a cebola cortada em rodelas finas e o(s) pimento(s) cortado(s) em tiras. Colocar sobre ela as batatas, as rodelas de chouriço e deitar mais um fiozinho de azeite por cima. Pincelar os bordos da assadeira e as próprias batatas com esse azeite para evitar que queimem ou fiquem agarradas.

. levar ao forno pré-aquecido a 200ºC, durante o tempo necessário para que as batatas fiquem lourinhas e os restantes ingredientes cozinhados. Virá-las uma ou duas vezes durante o processo, para que fiquem cozinhadas uniformemente.

. Servir a acompanhar carne ou peixe.








AVALIAÇÃO: Ficam óptimas e super-saborosas! São o acompanhamento ideal para carne ou peixe assados no forno.

NOTA: A água de cozer as batatas pode ser aproveitada para fazer uma sopa ou um arroz, visto que tem o azeite e o sabor dos outros condimentos.






Sem comentários:

Enviar um comentário