MALAY EM APUROS NA COZINHA

Cozinha improvisada ou inspirada até mesmo na NET

domingo, 20 de janeiro de 2019

"BIFES À TAI" - BIFES À PORTUGUESA COM LEITE DE COCO





Tinha um resto de leite de coco e uns bifes para fazer. Que tal aproveitar o leite de coco para engrossar o molho e dar-lhe um toque diferente?! Assim fiz. Partindo da receita de uns bifes feitos à portuguesa, com o leite de coco e cogumelos, nasceram os "bifes à tai". Foi uma boa opção para fugir ao tradicional bife frito.


INGREDIENTES

Dois bifes tenrinhos
Sal de tempero de carne q.b.
Pimenta branca para moer q.b.
Uns dentes de alho
Duas folhas de louro
Azeite
Leite de coco
Cogumelos brancos
Duas fatias de presunto



MODO DE PROCEDER


Com a ajuda de um martelo, bater os bifes com o sal grosso de tempero de carnes, um tempo antes de os cozinhar. Adicionar ainda as folhas de louro depois de lavadas e retirada a nervura principal das mesmas. Polvilhar com uma pitada de pimenta branca moída na altura. Deixar repousar até à altura de fritar os bifes.  



Deitar um pouco de azeite no fundo de uma frigideira com os dentes de alho esmagados sem terem sido descascados. Deixar fritar um pouquinho.


Com o lume forte, colocar os bifes na frigideira e deixá-los fritar: primeiro de um lado e depois do outro, para os selar. Deixar alourar um pouco e, só então, baixar a temperatura.



Adicionar o leite de coco aos bifes e deixar reduzir um pouco o líquido enquanto ganha cor.



Retirar os bifes da frigideira e reservar, enquanto se cozinham os cogumelos no molho que ficou. Deixar apurar.


Depois de retirados os cogumelos e a maior parte do molho, fritam-se duas fazias de presunto, que vão por cima dos bifes juntamente com os cogumelos e o molho.



Acompanhei com umas batas fritas de pacote e um puré de maçã. Para além de uma salada de tomate.





AVALIAÇÃO: Os bifes ficaram muito bons. As fatias do presunto de pacote é que ficaram ligeiramente salgadas (com a fritura?...). 

CONCLUSÃO: O uso do leite de coco é uma boa forma de variar o paladar dos bifes que ficaram com um molho espesso e saboroso. Há que ter cuidado na escolha das fatias do presunto que não devem ser muito salgadas. Bater os bifes com o sal grosso, para além de os tornar mais tenros, ajuda a torná-los mais apaladados. O uso do alho esmagado e das folhas de louro, também beneficiou o sabor… Se em vez do leite de coco se utilizarem natas ou leite de soja, deve ficar igualmente bom.





Sem comentários:

Enviar um comentário