MALAY EM APUROS NA COZINHA

Cozinha improvisada ou inspirada até mesmo na NET

domingo, 2 de outubro de 2016

VIEIRAS - COMO COZINHÁ-LAS?!...




Há muito que ouço falar nas vieiras e na especificidade deste molusco na gastronomia. No outro dia, vi-as congeladas em promoção no supermercado. Foi a altura de arriscar cozinhar uma coisa que tinha curiosidade de experimentar. Certamente não saiu como as dos programas de culinária em que as tenho visto preparar, mas foi uma experiência agradável.


INGREDIENTES (2 PES.)

. 8 vieiras (frescas ou miolo congelado)
. 8 fatias pequenas de bacon (ou presunto) com cerca de 3 x 3 cm
. 1 colher de sopa rasa de manteiga
. Sal e pimenta qb
. 200 gr de ervilhas congeladas 
. 2 colheres de sopa de azeite
. 1 cebola média
. 1 dente de alho grande


MODO DE PROCEDER


Deixar descongelar as vieiras no frigorífico. Deixar descongelar também as ervilhas. Nunca usar ervilhas de conserva para este prato, pois o sabor e a consistência vão ficar muito alterados.


Vieiras com coral congeladas


Num tacho colocar o azeite, o alho esmagado, a cebola em meias luas e as ervilhas. Temperar com sal e pimenta e deixar estufar. Adicionar 0,5 dl de água só para que as ervilhas não peguem e deixar estufar em lume médio. Quando as ervilhas estiverem tenras e cozinhadas, triturar tudo com a varinha mágica e reservar o puré.

Numa frigideira anti aderente deixar fritar (na própria gordura) os pedaços de bacon (ou presunto) que devem fritar até ficarem estaladiços e crocantes. Assim que estiverem prontos, deixar escorrer o excesso de gordura em cima de papel absorvente.

Na mesma frigideira colocar a manteiga. Assim que esta estiver a ferver, colocar as vieiras que foram previamente temperadas com sal fino e umas gotas de limão depois de secas com papel de cozinha, se necessário. Deixar as vieiras cozinhar em lume alto entre 2 a 3 minutos de cada lado, conforme o tamanho da vieira. Se forem pequenas devem cozinhar cerca de minuto e meio a dois de cada lado, não mais do que isso. Cuidadosamente fazer alguma pressão com uma espátula para que as vieiras tostem de encontro ao fundo da frigideira. O objetivo é que fiquem "seladas" e tostadinhas, mas não muito cozinhadas no interior. No fim temperá-las com uma pitada de pimenta preta moída na altura.
A vieira é um molusco saboroso mas muito sensível. Se for cozinhado excessivamente fica como borracha, muito rijo e intragável, como aliás acontece com muitos moluscos bivalves.




Com a ajuda do saco de pasteleiro ou simplesmente com uma colher, dispor num prato os montinhos de puré de ervilha. Colocar por cima de cada um deles um pedaço de bacon e uma vieira. Está pronto a servir.




AVALIAÇÃO: O sabor e a textura das vieiras eram bons mas deviam estar mais apaladadas. Como conseguir isso? Talvez numa próxima tentativa...



NOTA: Tempo máximo de fritura para as vieiras - 3 minutos!...
           Tempo máximo de cozedura para as vieiras - 2 minutos!...






VARIANTE(S)

Colocar uma frigideira em lume médio-alto, quando estiver quente juntar a manteiga para derreter e, depois, as vieiras. Deixar cozinhar durante 2 minutos. Virar as vieiras e cozinhar mais 1 minuto. Temperar com sal e pimenta moída na hora.

Também se pode usar um fio de azeite para aquecer e grelhar as vieiras em vez da manteiga.


MOLHO PARA AS VIEIRAS

Num tacho refogar 1 cebola em azeite até ficar macia. Acrescentar o alho picado e logo em seguida os tomates. Deixar cozinhar por 10-15 minutos.

Quando o molho estiver pronto, juntar salsa picada (ou coentros), as vieiras e servir com batatas salteadas.



Sem comentários:

Enviar um comentário