Quando alguém faz anos ou há algo a comemorar ainda que seja o estarmos juntos à mesa num fim de semana, apetece fazer um miminho oferecendo camarões cozidos acompanhados ou não de maionese. Mas, como tudo, tem os seus segredos para que fiquem bem rosados e durinhos. O principal segredo está no tempo de cozedura e no rápido arrefecimento dos camarões assim que acabem de cozer.
INGREDIENTES
- Camarão congelado sem as barbas
- Água para cozer o camarão
- Sal grosso
- Piri-piri
- Meio limão
- Casca de uma cebola
- Gelo
MATERIAL ESPECÍFICO
Um tacho grande e fundo
Um passador para escorrer os camarões
MODO DE PROCEDER
Colocar num tacho água suficiente para cobrir os camarões, adicionar uma boa porção de sal grosso, duas malaguetas (piri-piri) e casca de cebola (para acentuar a cor avermelhada dos camarões). Deixar a água levantar fervura. De seguida, deitar dentro da água em ebulição os camarões ainda congelados. Com o frio dos camarões água arrefece e tem que se esperar que volte a levantar fervura de novo.
Depois que a água começa a ferver, deixar cozer os camarões durante 1 minuto. Tempo ao fim do qual se retiram os camarões e se escoa a água com a ajuda de um passador.
Acrescenta-se uma boa porção de sal grosso e umas gotas de limão.
Para ajudar a um arrefecimento mais rápido, passa-se um pouco de água gelada pelos camarões que se escoa de imediato e colocam-se uns cubos de gelo sobre eles metendo-se o recipiente dentro do frigorífico.
AVALIAÇÃO: Se se respeitarem os tempos de cozedura e o rápido arrefecimentos dos camarões, desde que sejam de boa qualidade, ficam sempre bons. Não esquecer o sal com uma certa abundância e o piri-piri.
CONCLUSÃO: Para os comer assim ao natural mergulhando-os num pouco de maionese ou simples, ou os descascar para fazer um "cocktail" de camarão, constituem uma boa entrada para um almoço ou jantar, ou até um bom petisco para a hora do lanche.
Sem comentários:
Enviar um comentário