MALAY EM APUROS NA COZINHA

Cozinha improvisada ou inspirada até mesmo na NET

segunda-feira, 9 de março de 2020

SALADA DE TOMATE COM MOLHO VINAGRETE E PASSAS





Tinha uns tomates já bastante maduros e precisava fazer uma salada para acompanhar o empadão. Resolvi fazer uma salada um pouco diferente da habitual. Para além de reduzir o tomate e a cebola a pedacinhos, temperei com o molho vinagrete e acrescentei algumas passas de uva.


 INGREDIENTES

. Tomate 
. Uma cebola
. Azeite extra virgem
. Vinagre de vinho branco
. Sal fino q,b.
. Passas de uva


MODO DE PROCEDER



Cortei os tomates e a cebola em pequenos pedaços. E preparei o meu molho vinagrete.


PREPARAÇÃO DO MOLHO VINAGRETE

Coloquei numa tacinha à parte 3 partes de azeite para 1 do vinagre de vinho branco. Bati com um garfo de forma a emulsionar a gordura e fazer um molho mais espesso. 




Reguei a salada com o molho e acrescentei as passas que envolvi juntamente com o tomate e a cebola. Separei uma porção para uma outra taça, já que nem todos podem consumir sal. Só então acrescentei o sal fino a gosto na restante salada. 




AVALIAÇÃO: O doce das passas e o molho vinagrete sempre tornam a salada diferente. É uma salada fresca para acompanhar um prato de carne ou de peixe.

NOTA: No molho vinagrete também se podem acrescentar ingredientes aromáticos, cebolinho ou coentros picados. À salada também se pode acrescentar, para além do tomate, pimentos (verdes, amarelos ou vermelhos) e, porque não, mirtilos, fruta como ananás, maçã, laranja ou morangos cortados em pedacinhos. É uma questão de imaginação e gosto.





Sem comentários:

Enviar um comentário