MALAY EM APUROS NA COZINHA

Cozinha improvisada ou inspirada até mesmo na NET

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

SALADAS DE LEGUMES E FRUTAS EM TEMPO DE VERÃO






É Verão. O calor aperta. As saladas podem acompanhar uma "sandwiche" , um prato quente ou frio, podem até ser o complemento do resto de uma refeição anterior. Trazem-nos para os pratos a frescura dos seus componentes e a alegria das cores de Verão.

Mistura de legumes e de frutos, porque não?!... Tanto uns como outros aceitam os temperos normais ou mais imaginativos de um salada mais vulgar e/ou de saladas de outras alturas do ano em que a oferta de fruta e vegetais não é tão variada.





Frutos secos, (sobretudo amêndoas falhadas), passas, ovos cozidos picados, diversos tipos de ervas aromáticas, produtos que hoje há à venda como cebola "crocante" de vários sabores, quadradinhos de pão tostado.. dão um "toque especial" ao conjunto. Todos os ingredientes cortados mais ou menos finos, cortados em pedaços maiores ou menores ou inteiros, quando misturados podem formar uma variedade de sabores que, bem conjugados, se podem tornar muito agradáveis. Dando, para além disso, o tal "toque" e incutindo uma "certa surpresa" nas saladas que, pelo menos entre nós portugueses, eram  preparadas sempre muito da mesma maneira, sal, vinagre e azeite, alface, pimento, tomate e cebola...  apesar de poderem existir algumas variantes de região para região, Muitas delas interessantes... Ou, por outras palavras, saborosas! 





Mesmo para quem "não saiba cozinhar", nas saladas, há uma certeza __ Saem sempre bem desde que não haja desaires com o excesso de sal, vinagre ou outro tempero. A variedade de ingredientes é uma questão de imaginação, pode depender do aproveitamento de restos que já se têm em casa (um resto de frango desfiado, algum enchido cortado em rodelas finas, carne assada em pequenos pedaços, queijo em cubinhos ou tirinhas, massinhas cozidas, etc) ou , do recheio da despensa (atum enlatado, fruta em calda escorrida...), e ainda da disponibilidade no mercado e da "carteira"... mas não deixa de ser um desafio para sair da rotina. Mesmo que haja alguma "resistência" do "porque não gosto disto ou não gosto daquilo", acaba por ser quase sempre uma aposta ganha __ até porque as cores fazem milagres!...


(Fotografias tiradas em Agosto de 2012)


Sem comentários:

Enviar um comentário