MALAY EM APUROS NA COZINHA

Cozinha improvisada ou inspirada até mesmo na NET

segunda-feira, 15 de junho de 2020

NACO DE CARNE DE VACA ASSADA NO FORNO (À MODA DA CLARA)





Tinha um naco de carne de vaca para assar. Resolvi seguir o conselhos da Clara quanto à sua preparação. O que tem sobretudo a ver com a forma de a cozinhar de modo a ficar tenra e gostosa. O principal segredo está no tempo de cozedura, longo e lento... Evidente que a qualidade da carne é essencial, mas a maneira de a confeccionar também tem muito peso.


INGREDIENTES


Naco de carne de vaca para assar
Sal de tempero de carne
Vinha de alhos
Banha de porco
Folhas de louro
Azeite
Água

Papel de alumínio


MODO DE PROCEDER




1. Colocar o naco de carne de vaca num "pirex" ou num tabuleiro de barro e temperá-lo com o sal e a vinha de alhos. Colocar umas "nozes" de banha por cima juntamente com as folhas de louro (depois de lhes tirar a nervura principal) e deitar um fio de azeite sobre a carne. Deixar a repousar durante um tempo, (de preferência algumas horas no frigorífico). 



2. Colocar uma prata a envolver bem o recipiente para que a carne fique bem tapada, depois de se deitar um copo de água no fundo do tabuleiro, até uma pequena altura, para que a carne não seque e ajude a formar o molho. Depois, mete-se a carne no forno previamente aquecido a 160ºC e deixa-se aí ficar a cozer lentamente durante 3 ou 4 horas.

3. Ter o cuidado de ir regando a carne, de tempos a tempos, com o molho que se vai formando. E, se necessário, picar a carne com um garfo, para ajudar a entranhar os sucos ao regá-la com a ajuda de uma colher. Voltar a peça de carne, para que a cozedura seja mais uniforme. 






4. Quando se verificar que a carne já está quase cozida, retirar a folha de alumínio, passar a temperatura para os 200º C, e deixar tostar até que a carne fique tostada.




A carne ficou muito tenra, muito saborosa e, a gordura que a envolvia derreteu em grande parte, ajudando a dar-lhe gosto. A carne desfazia-se às lascas e a superfície estava bem tostadinha, apesar de ser fácil de cortar com a faca.


 



domingo, 14 de junho de 2020

LOMBINHOS DE PORCO ASSADOS NO FORNO




Já tinha assado um naco de carne de vaca no forno à moda da Clara, que ficou uma verdadeira delícia... Aprendi que, o principal segredo, está  na forma como se faz a cozedura da carne, usando uma temperatura relativamente baixa e durante bastante tempo. 

Agora, tinha uns lombinhos de porco para assar no forno. Geralmente, os lombinhos ficavam secos e sem muito sabor quando eu os assava à minha moda. Desta vez, decidi inovar e utilizar o método da Clara.


INGREDIENTES


Lombinhos de porco
Sal de tempero de carne
Vinha de alhos
Banha de porco
Creme de soja
Azeite
Água

Papel de alumínio


MODO DE PROCEDER


1. Colocar os lombinhos num "pirex" ou num tabuleiro de barro e temperá-los com o sal e a vinha de alhos. Colocar umas "nozes" de banha e deitar um fio de azeite sobre a carne. Deixar a repousar durante um tempo, (de preferência algumas horas no frigorífico). 



2. Colocar uma prata a envolver bem o recipiente para que a carne fique bem tapada, depois de se deitar um copo de água no fundo do tabuleiro, até uma pequena altura, para que a carne não seque e ajude a formar o molho. Depois, mete-se a carne no forno previamente aquecido a 160ºC e deixa-se aí ficar a cozer lentamente durante 2 ou 3 horas.

3. Ter o cuidado de ir regando os lombinhos, de tempos a tempos, com o molho que se vai formando. E, se necessário, picar a carne com um garfo, para ajudar a entranhar os sucos ao regá-la com a ajuda de uma colher. Voltar os lombinhos, para que a cozedura seja mais uniforme. 



4. Quando se verificar que a carne já está quase cozida, retirar a folha de alumínio, passar a temperatura para os 200º C, e deixar tostar até que os lombinhos fiquem alourados.

5. Desta vez, deitei um pouco de creme de soja sobre os lombinhos, o que também ficou bom.



6. Aproveitei para assar em simultâneo as batatas-doces que serviram de acompanhamento à carne juntamente com uma salada. Para isso, lavei-as bem, sequei-as e coloquei-as embrulhadas em folha de alumínio dentro do forno. O tempo de cozedura tem que ser controlado já que varia com a espessura das batatas-doces.




AVALIAÇÃO: Ficou delicioso! Bem apaladado, tenríssimo e "crocante" por fora. A batata-doce condiz na perfeição...