Houve quem dissesse: "Não me ajeito com a Bimby, está lá num canto...". Pois eu não a dispenso pelo menos para as minhas sopas. As quantidades dos ingredientes já estão mais ou menos calculadas e nunca há o perigo de queimar ou vir por fora, etc, etc, etc.
Desta vez, tinha apenas como legumes o normal para se fazer a base de uma sopa - batata, cebola e cenoura. Normalmente gosto de sentir, para além do creme, os legumes inteiros, mas não tinha mais legumes apropriados, nem mesmo congelados, teria que recorrer simplesmente à cenoura e à cebola.
INGREDIENTES
. 2 batatas médias
. 2 cebolas grandes
. Várias cenouras médias
. Azeite virgem extra
. Sal grosso q.b.
. Água q.b.
MODO DE PROCEDER
1- Utilizei a Bimby como de costume para fazer a sopa. (Mas também se pode adaptar para a panela com a varinha mágica ou um batedor). A vantagem da Bimby está na centrifugação que faz. Ao bater o conteúdo com o azeite, ajuda-o a emulsionar mais facilmente. Ficando, assim, um creme mais aveludado.
2- Deitei a água necessária e juntei-lhe as batatas, uma das cebolas e a maior parte das cenouras partidas aos bocados; uma boa golfada de azeite e uma colher de sopa de sal grosso. Deixei cozinhar durante 30 minutos (na velocidade 1, a 100ºC, na Bimby). Ao fim desse tempo bati tudo durante cerca de 1 minuto para emulsionar bem o creme da sopa (na Bimby, fui aumentando gradualmente a velocidade de 3, para 5 e finalmente 7).
3- Feito o creme, adicionei pedacinhos da cenoura sobrante cortada em meias luas e a outra cebola fatiada também em meias luas. Voltei a pôr tudo a cozinhar durante cerca de 15 minutos (100ºC / vel.1).
4- A sopa estava pronta e saborosa. O sentir-se os bocadinhos da cenoura e da cebola como se fossem outros legumes quaisquer, deu-lhe um toquinho especial.
AVALIAÇÃO: Ficou óptima e os pedacinhos de cenoura e de cebola deram-lhe uma textura apetitosa.
Sem comentários:
Enviar um comentário