MALAY EM APUROS NA COZINHA

Cozinha improvisada ou inspirada até mesmo na NET

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

EMPADÃO DE ARROZ COM CARNE DE CHURRASCO







Hoje, é segunda-feira, tinha sobrado bastante frango e uma fatia de secretos de porco do almoço de Sábado, assim como arroz primavera (de legumes) feito de véspera. Telefona-me às seis da tarde: __"Mãe posso levar um meu amigo para jantar?"; Respondi-lhe: __"Podes, mas é empadão…" E, assim, a carne assada na brasa vinda do "Reis" e conservada no frigorífico dentro de uma caixa, já sem grande graça, ia ter uma nova roupagem.





INGREDIENTES:

. Restos da carne assada na brasa e respectivo molho picante
. Resto do arroz e legumes feito na véspera
. Azeite
. Uma cebola grande picada
. Alho em pó
. Uma embalagem média de molho Bechamel
. Uma porção de queijo (tipo Ilha) para ralar


MODO DE PROCEDER:

Depois de, numa frigideira, refogar a cebola picada num pouco de azeite temperado com um pouco de sal, pimenta, alho em pó e o resto do molho do frango, acrescentei a carne cortada em pequeninos pedaços e deixei-a saltear bem na cebola refogada.


Dispus a carne salteada no fundo de um prato de barro e, por cima o arroz.


Cobri com molho bechamel de pacote.



Ralei o queijo suficiente para cobrir toda a superfície do empadão.


Foi ao forno pré-aquecido a 240ºC, durante o tempo suficiente para cozer o molho e alourar a cobertura de queijo.



Finalmente, enfeitou-se com uns "picles" e serviu-se com uma mistura de legumes cozidos (cenoura, milho e ervilhas).








AVALIAÇÃO: Ficou bastante saboroso. Diz o amigo do meu filho: __"Quando for empadão convidem-me, estava óptimo!..."

CONCLUSÃO: Mais uma vez, é um bom aproveitamento e uma forma de variar. 



Acabou por render muito mais assim. Aproveitaram-se os restos que sobraram de dias anteriores e ficou um prato muito gostoso. O molho picante do frango deu um gostinho muito especial ao conjunto. É um prato rápido de fazer, e óptimo para uma emergência quando o nosso filho nos pergunta às seis da tarde: __" Mãe, posso levar um amigo?"




terça-feira, 16 de outubro de 2018

COTOVELINHOS SALTEADOS COM CARNE E COGUMELOS - APROVEITAMENTO DE UM "STROGONOFF" DE PERU




INGREDIENTES:

. Meia cebola crua
. Uma cenoura pequena
. Azeite
. Sal de tempero de carnes
. Massa de cotovelinhos (ou esparguete)
.O resto de carne congelada a aproveitar ("strogonoff" de peru, no caso)



Não tinha nada feito para o jantar. Fui encontrar um resto de "strogonoff" de peru no congelador. Resolvi dar-lhe uma nova roupagem. Refoguei cebola e cenoura cortadas em bocadinhos numa frigideira, enquanto num tacho aquecia água em abundância para cozinhar uma massa.  




Deixei cozer a massa até ficar "al dente"…


Deitei o "strogonoff", mesmo mal descongelado, para dentro do refogado, tendo o cuidado de ir mexendo sempre e de soltar os pedacinhos da carne e dos cogumelos. Deixei saltear por uns momentos.


Finalmente, acrescentei a massa, depois de cozida e bem escorrida, à carne e deixei apurar mais um pouco. Estava pronta a servir…


Com uns brócolos, ou outro tipo de legumes cozidos ou salteados, e uns croquetes ou um pouquinho de presunto ou paio para compor, faz-se uma refeição rápida e barata sendo um bom aproveitamento. 

Se em vez de "strogonoff" se tiver um pouquinho de carne guisada; um resto de carne ou bife cortado em pedacinhos e salteados em azeite depois se salpicados com alho em pó, poder-se-á, procedendo da mesma maneira, confecionar uma nova refeição: __ diferente, saudável e económica.






AVALIAÇÃO: Ficou delicioso. Parecia uma refeição feita de fresco. O tempero e as natas do "strogonoff" passaram para a massa dando-lhe um sabor óptimo. 

CONCLUSÃO: É um bom aproveitamento e uma forma de variar. Acabou por render muito mais assim. Apesar da quantidade de carne não ser muita, aproveitou-se tudo e ficou muito gostoso.