Janeiro 2014
Era miúda. A "cozinha" era feita de ervinhas, terra e restos de ingredientes fora de prazo, ou umas amostras de esparguete ou massinhas para os nossos "cozinhados"...
Até que se tornou mais "sério" e veio o pão-de-ló-de-laranja que, de certa forma, tinha a sua "fama" lá por casa...
Só que os bolos ficaram por pouco mais do que isso. No outro dia, uma amiga trouxe um bolo de laranja espectacular... Todas nós quisemos a receita que chegou, mais tarde, via E-mail. Leva 6 laranjas no total. Eu só tinha 4, embora sumarentas e bastante avantajadas. Que fazer?!... Procurar na NET uma receita de pão-de-ló-de-laranja que levasse menos laranjas. Lá encontrei esta receita (feita com a Bimby... nova companheira de aventuras) só que leva coco se o desejarmos. Para além disso, tive que retirar algumas "dicas" da receita da minha amiga, já que os pormenores ainda não são comigo.
Janeiro 2014
INGREDIENTES
PARA A MASSA DO BOLO
3 ovos
180g de açúcar
180 ml de sumo de laranja
Raspa de 1/2 laranja
210g de farinha para bolos (já com fermento)
1 colher de sobremesa de fermento tipo Royal
PARA A CALDA
1 chávena de chá (240 ml) de sumo de laranja
2 a 4 colheres de sopa de açúcar, de acordo com a acidez da laranja
coco ralado para polvilhar
MODO DE PROCEDER
COMO FAZER O BOLO
- Untar uma forma redonda com aproximadamente 24 cm de diâmetro com margarina ou manteiga e polvilhar com farinha, caso não se utilize uma forma anti-aderente.
- Colocar no copo da Bimby a farinha e o fermento __ 5 seg. / vel. 5. Retirar e reservar.
- Deitar a casca fina de 1/2 laranja no copo e pulverizá-la com o açúcar na vel. 9.
- Inserir a borboleta e os ovos e batê-los com o açúcar __ 5 min. / Tep 37ºC / vel. 3 ( + 3min. / vel.3)
- Colocar a máquina a trabalhar na vel. 2 e ir deitando pelo bucal a farinha e o sumo de laranja de forma intercalada, o que deve demorar uns 30 a 40 segundos. (Não bater demasiado tempo depois de juntar a farinha com o fermento)
- Verter a massa na forma e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos. Ter o cuidado de tapar a forma com folha de alumínio que só se retira no final da cozedura, para alourar um pouco. Testar se o bolo está assado inserindo um palito na massa que deverá sair seco.
PREPARAÇÃO DA CALDA
FINALIZAÇÃO DO BOLO
- Depois de arrefecer um pouco o bolo, junta-se a calda. Primeiro fura-se o pão-de-ló com um palito ou com um garfo e vai-se regando o bolo ainda quente com o sumo da laranja. Fazer isso aos poucos até que toda a calda seja absorvida.
- Só se desenforma depois de arrefecer.
- Polvilhar com coco ralado.
- Se se puder deixar descansar por algumas horas o resultado será melhor. Mas não há necessidade de o fazer de véspera.